Momentos Eco-Escola 2020/ 2021

Aqui pode visualizar vários momentos e notícias Eco Escola.

As notícias mais recentes serão sempre publicadas no início desta página.

Ao longo do ano letivo  procuramos realizar atividades que contribuam para a formação pessoal e integral dos nossos alunos. Temos sempre estes objetivos presentes:

- Consciencializar sobre a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos;

 - Criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra;

- Contribuir para a consciencialização ambiental dos alunos e das famílias

 

 Sensibilizar, consciencializar e corresponsabilizar a sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental é uma tarefa árdua que exige persistência, resiliência.

 

Parabéns à turma 11 e à sua professora Sandra Mendes pelo excelente trabalho!

 

Mais uma vez, parabéns à turma 11 e à sua professora Sandra Mendes pelo excelente trabalho!

 

 

 

Este desafio consistia em elaborar uma escultura com recurso a colagens. A construção do mocho deveria recorrer, sempre que possível, à reutilização de materiais.

E que bonito que ele ficou...

 

 

 

A QUERCUS e o CONTINENTE  promovem campanhas de recolha de rolhas de cortiça para escolas e IPSS. O objetivo é incentivar a comunidade a desenvolver atividades de promoção da cortiça e da recolha de rolhas. 

A escola  participou na Atividade-I – Recolha-de-rolhas-de-cortiça e na Atividade-II – Construção de Rolhinhas.

Os Rolhinhas são coletores de rolhas de cortiça. Em cada edição do Green Cork Escolas os Rolhinhas são construídos ou restaurados, com a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis. A sua construção tem-se demonstrado um excelente instrumento estimulador da criatividade e os resultados são belíssimos trabalhos dos alunos envolvidos nesta atividade. 

O rolhinhas foi feito na valência da CAF (Componente do Apoio à Família) e este foi o resultado final.

 

 

 

A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efectuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul.

 

Durante essas ações é sempre notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

 

Assim, com esta exposição apresentamos os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.

 

 

 

 

Com este desafio propõe-se a produção de um painel, com recurso a colagens, que represente a Biodiversidade da região onde se localiza a escola.

E este foi o resultado...

 

 

 

 

Elaboração de uma Pinhata recorrendo à reutilização de materiais (caixas de cartão, rolos de papel, papeis coloridos) e à sua colagem.

E aqui está ela...

 

 

 

 

Desafio da Junta de Freguesia de Canidelo à população de Canidelo, para criar, através da reutilização | reciclagem de materiais, objeto com novos usos, em prol da preservação dos recursos naturais e de um desenvolvimento mais sustentável. O tema desta edição: banco ou cadeira de um lugar.

 

A Escola aceitou o desafio,  “construiu” a “cadeira floreira” e teve direito a uma Menção Honrosa!

 

 

 

 

O desafio Faber-Castell, uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell, está de volta para uma segunda edição no ano letivo 2020-2021, com o título “Onde está o EcoLápis?” e é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.

 

Pretende-se, com este desafio, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deve estar representada a personagem EcoLápis:

 

À semelhança de “Onde está o Wally?”, a personagem EcoLápis deverá estar “camuflada” no espaço verde, para ser de difícil identificação.

 

Objetivos

 

– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;

 

– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);

 

– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;

 

– Desenvolver a criatividade;

 

– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Este trabalho tinha de ser efetuado em conjunto e assim foi. Com a participação de todos, este foi o resultado final.

 

 

 

 

Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar, para a problemática dos resíduos elétricos e electrónicos.

 

O desafio era a construção de um equipamento de recolha de pilhas, usando a reutilização de materiais, dando-lhe o nome de  “Traga Pilhas”.

 

 

 

 

Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre a ABAE | Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pelos biocombustíveis como aliado à mobilidade sustentável. 

 

Este ano pretendia-se que as  Eco-escolas trabalhassem os “Biocombustíveis e Economia circular”, através da realização de atividades de sensibilização com a temática “da gota de óleo à gota de biodiesel”.

 

 

 

 

Esta atividade consistia na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde a escola  está inserida. Os dados para a elaboração do painel eram consultados diariamente na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente.

 

O painel devia ser uma representação gráfica da previsão da Qualidade do Ar para o próprio dia e para o dia seguinte.

 

 

 

 

Com esta iniciativa, pretendeu-se desenvolver a temática da reutilização/reciclagem têxtil, (in)formando as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos.

 

Este trabalho foi realizado nas Atividades de Animação e Apoio à Família do Jardim de Infância de Chouselas. Escolheu-se a pega-rabuda que é vista e vive no recreio da Escola. Estiveram envolvidas no trabalho 15 crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. O trabalho distribuiu-se entre a modelagem do tecido e a colagem com cola branca. Colagem de uma camisa de dormir num cartão A3 para formar o fundo. Torção de tiras de camisas branca e preta e de um lenço em tons de azul (uma criança de cada lado segurava na tira e enrolava cada uma para um lado diferente em seguida uniam-se as pontas e o tecido torcia-se por si só) e colagem num molde em cartolina, colagem de tecido de um fato de banho no bico e patas. Realização e colagem de tranças a partir de tiras de uma t-shirt castanha para os ramos, colagem de folhas recortadas de um fato de banho verde e colagem de botões vermelhos. Para enquadrar o trabalho criou-se ainda uma moldura com uma trança de trapilho branco com colagem de botões.

 

Este foi o resultado!

 

 

 

 

Atividade 1 - atrair as aves: comedouros e bebedouros

 

Foram explorados alguns vídeos sobre aves. Realizou-se um diálogo sobre a necessidade de os animais terem alguma ajuda na sua alimentação em meios urbanos. Usando as sugestões que constam do site da ABAE, os comedouros foram construídos na escola utilizando pacotes de leite recolhidos pelos alunos.

 

Atividade 2 - conhecer as aves: observação

 

Em primeiro lugar fomos até ao jardim observar as aves, identificando gaivotas, pegas-rabudas, rolas e pardais. Posteriormente, foram consultados alguns sites para obterem informação sobre as aves. Foram pendurados os comedouros, mas devido ao pouco tempo de aulas presenciais só foi possível fotografar pegas-rabudas.

 

Atividade 3 - divulgar as aves

 

Por fim elaboramos uma ficha tipo cartão de cidadão da pega-rabuda. Cada aluno representou uma ave através do desenho. Esse cartão foi levado para casa para ser lido à família.

Em parceria com a E.B. de Afurada de Cima, fizemos uma exposição com trabalhos realizados por alunos daquela escola, alusiva ao tema "aves que nos rodeiam".

 

 

 

 

Amar o Mar é um dever de todos nós. Atualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Alguns números:
– todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
– cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
– o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e  90% do que se encontra no fundo do mar.
– estima-se que  cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
– as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
– um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
– embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.

 

Posto isto, juntamo-nos numa nova missão: vamos salvar o Mar, porque Amar o Mar começa com os nossos gestos diários.
Eis alguns dos trabalhos realizados.

 

 

 

Como Quero o Oceano em 2030?

 

Lançamos este desafio aos  alunos pedindo que criassem uma imagem (desenhos, colagens, maquetes, …) que respondesse  a esta questão, acompanhada de uma frase ou slogan.

 

Com os trabalhos elaborados fizemos uma exposição.

 

 

 

 

Para celebrar o Dia da Terra, a EB de Chouselas desafiou  as famílias a realizar um trabalho sobre o planeta Terra com mensagens de alerta à proteção e preservação do mesmo.

 

A exemplo de outros desafios propostos, as famílias apresentaram trabalhos maravilhosos e repletos de criatividade.

 

Com os trabalhos realizados fizemos uma exposição na escola com início no dia 22  de abril,  DIA DA TERRA .

 

 

 

 

Este ano hasteamos a nossa  10ª (décima)  bandeira Eco-Escolas.

 

Por ser a 10ª gostaríamos de ter assinalado este dia de uma forma muito especial, mas as regras impostas pela pandemia COVID-19 forçaram-nos a celebrar este dia de uma forma   mais simples, que no entanto não deixou de ser muito significativa e celebrada com muito entusiasmo. Terminamos esta cerimónia com a audição do Hino da Alegria, tocado por duas alunas do quarto ano: violinista Mafalda Branco e violoncelista Leonor Ribeiro.

 

 

 

 

Comemora-se a 22 de março o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância vital dos recursos hídricos. Alinhado com o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos até 2030, o tema deste ano é “Valorizar a água”, com vista a reconhecer e destacar o papel da água nas suas diferentes perspetivas, tanto do ponto de vista do consumo doméstico e dos aspetos económicos e sociais, como das questões da saúde, ambiente, cultura e educação.
A E.B. de Chouselas celebrou este dia  e estes foram alguns dos trabalhos realizados.

 

 

 

 O Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, é uma data especial, comemorada em Portugal no dia 14 de fevereiro, em que se celebra o amor.

São, por isso, frequentes neste dia declarações de amor dirigidas a uma “cara-metade”, com o objetivo de elogiar, cuidar e demonstrar todo o carinho e apreço que temos por essa pessoa.

 Mas…e se a tua cara-metade for, não uma pessoa, mas sim o Planeta Terra? O que gostarias de lhe dizer e/ou prometer?

 Inspirados nos Lenços dos Namorados, típicos da região do Minho, o Programa Eco-Escolas | ABAE convidou todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos cada vez mais sustentáveis.

 O desafio foi simples, declararmo-nos ao ao Planeta! Fazer um desenho e escreve uma quadra dedicada ao Planeta Terra.

 O desafio foi aceite e aqui estão alguns resultados…

 

 

 

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

 

Na altura do magusto, uma vez que este ano não podíamos comemorar como habitualmente em virtude da situação de pandemia que atravessamos, foi preciso inventar novas formas de "Comer as castanhas". Uma das tradições da zona é o vendedor de castanhas com o seu carrinho assador. Surgiu então a ideia de fazer um carrinho de castanhas, reutilizando materiais. Tendo como base um caixote grande, foi pintado e depois decorado com motivos alusivos. Para além do caixote reutilizamos tubos de cartão, papel grosso para as rodas, revistas para os cartuchos e utilizamos elementos naturais, como ouriços das castanhas. No dia do magusto foi o "rei" da festa, tendo sido colocado no centro da roda, enquanto as crianças comiam as castanhas.

 

 

Em outubro lançamos o desafio “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”

Esta atividade foi promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e visava chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.

Mais uma vez agradecemos a todos quantos colaboraram connosco neste desafio e nos permitiram organizar esta exposição de Natal.

Ao longo do ano letivo fazemos a recolha de rolhas de cortiça, tampinhas de plástico e eletrodomésticos em fim de vida.

No final do ano esses resíduos são encaminhados para as entidades competentes que depois ordenam os participantes de acordo com os resultados obtidos. Estes são os dados de 2019/2020.